Já é de conhecimento comum que os gases poluentes provocam o efeito estufa, que por sua vez promove o aquecimento global. Entretanto, o que isso realmente significa em termos práticos? Em curto prazo, esses fenômenos climáticos corroboram para a mudança na incidência de chuvas, aumento e diminuição de temperaturas independente da estação do ano e radiação solar mais forte.
O problema é muito mais nocivo em médio e longo prazo. O aumento nas temperaturas globais pode causar alterações catastróficas, como aumento no nível do mar e mudanças em padrões de precipitação, resultando em eventos meteorológicos extremos .
Além de prejudicar seriamente o meio ambiente, as emissões atmosféricas em fontes estacionárias como chaminés de caldeiras e incineradores são um desperdício de combustível que trazem prejuízos financeiros para as indústrias. Os equipamentos que são fontes de emissão atmosférica precisam estar regulados e passar por manutenções programadas. Dessa forma, apenas a emissão inevitável precisará ser monitorada e tratada.