Os resíduos sólidos são resultado do descarte de tudo aquilo que não serve mais: embalagens, objetos e materiais diversos, ou seja: lixo.
O lixo lançado no meio-ambiente causa poluição do solo, da água, do ar, degradação ambiental, depreciação imobiliária, o entupimento das redes de drenagem, que por sua vez causam enchentes, além de atrair parasitas, pragas e doenças.
Os impactos dos resíduos sólidos descartados pelas propriedades rurais trazem agravantes que se voltam contra o próprio negócio, pois podem adoecer os animais e o plantio.
É necessário ter especial atenção no descarte de embalagens de remédios e ou defensivos agrícolas que são altamente tóxicas. Estas embalagens devem ser armazenadas em local seguro, até serem coletadas por empresas especializadas em sua destinação.
Além dos prejuízos diretos à produtividade das áreas agrícolas, o empresário que faz a destinação incorreta de seus resíduos está agindo fora daquilo que estabelece a lei, e fica sujeito a notificações judiciais, autos de infração e multas.
Para apoiar os produtores nesse sentido, nosso trabalho dentro das propriedades rurais é identificar intervenções necessárias para o descarte adequado e, mais que isso, trabalhar para que haja menos lixo, reduzindo todo e qualquer desperdício.